domingo, 4 de março de 2012

Post 15 - Mkt Esportivo - Aflitos: Despedida, Jogos, Crowdfunding

Como é do conhecimento de todos, o estádio Eládio de Barros Carvalho, vulgo estádio dos Aflitos, em breve não será mais a casa do Náutico. O timbu passará a mandar seus jogos na Arena da Copa. Como 2012 é o último ano jogando na Rosa e Silva, fiquei pensando em como utilizar o marketing alvirrubro para dar uma despedida digna a nossa "segunda casa". 

Particularmente, eu gostaria muito de ver um time europeu jogando nos Aflitos. E me ocorreu que talvez, uma série de amistosos contra times de diferentes países desse esse tom de despedida. Aí vem a pergunta: como fazer com que eles venham para cá.

Primeiramente, seria necessário um investimento. Acredito que os alvirrubros de maior poder aqui$itivo poderiam dar uma contribuição. Depois, poderia-se ir em busca de patrocinadores para a série. E por último, uma contribuição da torcida: existe hoje uma política de obtenção de receitas conhecida como Crowdfunding (que significa Financiamento Público). E é esse o real objetivo do Crowdfunding: iniciativas de financiamento colaborativas.


Então, poderia-se fazer uma campanha de Crowdfunding para a torcida, com premiação oferecida por valor. Por exemplo, a partir de "X" reais, um doador ganharia uma camisa oficial, a partir de "N" reais iria assistir um jogo no camarote, a partir de "Y" reais viajaria com a delegação para jogos fora... E também poderiam contribuir com pequenos valores, colocando-se urnas de coleta nas entrada/intervalo/saída dos jogos. Com o financiamento obtido, poderia-se fazer uma série de amistosos contra times europeus, convidando-os para uma partida comemorativa (pelo calendário brasileiro, essa partida teria que ser realizada em dezembro, momento em que as competições nacionais europeias chegam a sua metade, e por isso provavelmente haveria uma compen$sação financeira para os times. O Benfica em 2010 chegou perto de realizar uma parceria com o Náutico, com o presidente da época, Berillo Júnior, visitando as instalações do clube português. Seria uma opção.


Dependendo do valor da receita obtida, os times convidados poderiam ser mais "atrativos". Caso esse valor fosse baixo, não precisaria necessariamente que fossem chamados os gigantes europeus. Times com tradição na América do Sul também atrairiam o público. 


Caso o jogo realmente fosse realizado em dezembro, aproveitando o período festivo, poderia-se fazer uma série de promoções dentro desses amistosos, Natal Alvirrubro, Fim de Ano Alvirrubro, Presente Alvirrubro (ideia sugerida no post Campanha de Sócios).

Nenhum comentário:

Postar um comentário