sábado, 3 de março de 2012

Post 14 - Futebol - Fim do ciclo de contratações

Ontem, 02 de março de 2012, encerrou-se o prazo para contratações no campeonato pernambucano. Agora os times vão disputar o campeonato com o que tem. O Náutico mostrou-se ativo nestes últimos dias do mercado. Felipe (goleiro), Cesinha (zagueiro), Ramon (meia), Rodrigo Tiuí (atacante) foram contratados, além dos retornos dos volantes Tozo e Ramirez. Eu particularmente gostei destas novas contatações. Felipe, Cesinha, Ramon e Rodrigo Tiuí são jogadores que já provaram sua qualidade em uma Série A e tem muito a acrescentar. Tozo exibiu-se em grande nível aqui nas temporadas de 2005 e 2006, chegando a compor uma das melhores duplas de volantes que vi atuar no Náutico, junto com Cleisson. Ramirez foi muito bem no ano de 2010 e durante 2011 LUTOU para jogar no Náutico, enfrentando uma briga judicial com o Vitória e assinando um bom contrato de dois anos. Aprovo todos os nomes.

A dúvida que fica é porque nomes como estes não vieram no começo do campeonato. Qual o critério utilizado para trazer jogadores como Dori e Henrique? Pra mim, eles não são apostas. Henrique em 3 anos fez 6 gols e Dori fez menos que isso em toda a carreira. Um clube como o Náutico não pode realizar contratações como estas. Aposta pra mim, hoje, seria num André Cassaco, artilheiro do campeonato cearense pelo Horizonte (clube que tem tradição em revelar atacantes, como Preto que hoje está no Ceará e... Siloé, que já mostrou qualidade aqui) com 9 gols. Ou Hernane, do Mogi Mirim, revelado pelo São Paulo, novo, artilheiro do campeonato estadual mais difícil e disputado do país, o paulista. Não são indicações, apesar de querer ver o Náutico apostar em nomes que PODEM dar certo. Dori, Henrique, Jeferson Berger e Gustavo são jogadores que não estão rendendo em um campeonato de FRAQUÍSSIMO nível técnico, que é o pernambucano. O que esperar destes jogadores contra elencos fortes como o do Fluminense, Santos, Vasco, Internacional, Corinthians? A moeda brasileira está valorizada, depois do investimento do Corinthians em Ronaldo (tanto no marketing como dentro das 4 linhas) os clubes contratam com muita qualidade. O Fluminense trouxe Deco, o Flamengo Ronaldinho (apesar do fraco rendimento dentro de campo, foi um dos maiores da história do futebol brasileiro)... Nas renovações, o Santos conseguiu manter Neymar e o Cruzeiro Montillo. O Náutico não tem os mesmos recursos que esses times, mas a Série A não é impossível... O Ceará no seu primeiro ano chegou a Sul-Americana, o Avaí terminou em 6º em 2009, ano passado Figueirense e Atlético/GO quase foram a Libertadores. E não é só no Campeonato Brasileiro, recentemente times como Paulista e Santo André venceram a Copa do Brasil, Paysandu e São Caetano fizeram excelentes campanhas na Libertadores, o próprio Sport terminou a fase de grupos da Libertadores em 1º... É verdade que esses times não estão na mesma situação hoje, mas isso deve a falta de investimentos corretos, principalmente no marketing.

Enfim, alguém duvida que Dori, Henrique, Berger e Gustavo vão ser um desses jogadores que passam pelo Náutico e são lembrados apenas pela falta de qualidade, e que ajudam a compor a média de 36,5 jogadores contratados por temporada desde 2003? Reflitam.


Nenhum comentário:

Postar um comentário