A melhor maneira de aumentar o número de torcedores em um clube é ganhando títulos. Isso todos sabem. Depois da conquista da Copa do Brasil, em 2008, a torcida do Sport ultrapassou a do Santa Cruz e tornou-se a maior de Pernambuco. O Internacional, depois da conquista da Libertadores (por duas vezes) teve um aumento considerável de torcida. Carente de títulos, esse é um dos motivos da estagnação da torcida do Náutico. Mas não é o único. Não de forma indireta.
Como já dito anteriormente, depois que passou a valorizar o sócio, o Internacional conquistou uma quantidade espantosa de títulos. Indiretamente, isto contribuiu para o aumento de sua torcida. Mas não vamos tornar a falar de campanhas e benefícios de sócios neste post. Vamos falar da utilização de jogadores em ações de marketing - ações que podem provocar o desejado aumento na torcida. Nós já demos sugestões anteriores destas ações, e desta vez vamos apenas explicar como estas funcionam, utilizando o Corinthians como exemplo. Antes do retorno de Ronaldo Fenômeno ao Brasil, o marketing daqui tinha poucas ações com jogadores. Depois do sucesso do que foi feito com o jogador, esse tipo de ação virou moda.
Ronaldo tinha um alto salário, a nível europeu, e o Corinthians saiu em busca de patrocínios para honrar os compromissos. Deu uma apresentação inovadora, em que o público que compareceu foi altíssimo.. A camisa do Corinthians ficou marcada pelos patrocínios, diversas marcas interessaram-se no projeto Ronaldo. Vários torcedores iam a campo ver Ronaldo, as camisas 9 não eram suficientes pra suprir a intensa procura... E com o lucro obtido, o Corinthians teve resultados imediatos dentro de campo. Foi campeão paulista e da Copa do Brasil, jogando um futebol bonito e convincente. Ronaldo passava períodos longos sem jogar, mas já não importava. Ele não era uma contratação apenas para fortalecer o futebol. Era o homem forte do marketing. E o Corinthians que mais. Trouxe Roberto Carlos, em mais uma tentativa de atrair torcedores. Deu certo novamente. Reeditando a dupla que jogou junta no Real Madrid e na Seleção Brasileira, a procura por produtos aumentou, e a marca fortaleceu-se ainda mais.
Agora, em mais um audacioso projeto de marketing, o Corinthians tenta introduzir asiáticos no seu bando de loucos. O chinês "Zizao" é o primeiro da leva de chineses que o Corinthians quer conquistar. O site Globoesporte.com fez uma matéria da apresentação do jogador (em que não foi poupada dinheiro). Segue o link http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2012/03/zizao-chega-ao-timao-com-pompa-em-apresentacao-digna-de-astro.html
Enfim, pode até ser que Zizao não entre muitas vezes em campo, assim como foi com Ronaldo. Mas vai fortalecer a marca corinthiana. E é nesse fortalecimento que o Depto. De Marketing do CNC deveria se basear. Já disse anteriormente que no ano passado Kieza foi mal utilizado, o máximo que foi feito com o jogador foi colocá-lo no lançamento (mal-sucedido) da revista oficial. Kuki está aí, e em quanto suas atuações estiverem frescas na memória dos torcedores, pode-se pensar em um projeto envolvendo o mesmo. Falaremos disto no próximo post.
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