sábado, 25 de fevereiro de 2012

Post 8 - Mkt Esportivo - Valorização das confrarias

No Post 5, falei das confrarias e da falta de atenção a estas, que não podem ajudar o clube e nem receber benefícios.. Como disse anteriormente, o primeiro passo é criar uma categoria de sócio que valorize os torcedores que moram longe, dando a este uma oportunidade de se aproximar do clube. O alvirrubro Joaquim Ferreira da Costa, que no próximo mês trabalhará no marketing do Náutico, fez um vídeo falando sobre este tema no último mês de dezembro. Segue o vídeo:

Nele, Joaquim fala de um projeto para levar produtos juntos com a delegação, que se assemelha a Arena Tour (ver Post 5), que foi lançada no clássico contra o Sport no último dia 29. Mas Joaquim vai além no projeto e idealiza um ônibus, levando em conta o retorno do Campeonato do Nordeste em 2013 para intensificar as vendas desses produtos as embaixadas alvirrubras - e não só vender produtos como ouvir os membros, saber quais necessidades básicas eles identificam como sócio a distância e estudar estas ideias para ver como é possível melhorar. Ideia perfeitamente possível, se for lançada a já citada categoria de sócios, que poderia ter outras ideias apresentadas no vídeo, como o custeamento dos ingressos para os confrades registrados como sócios. 

Como dito anteriormente, a ideia não pode se restringir apenas a Pernambuco ou aos demais estádios do nordeste. Os torcedores alvirrubros estão espalhados por todo o Brasil, Brasília tem uma boa quantidade de torcedores, as áreas destinadas a alvirrubros em jogos no Rio de Janeiro na maioria das vezes são preenchidas em sua totalidade... São grupos que anseiam por uma maior proximidade, e que com certeza gostariam de dar sua contribuição. 

Também citado no post 5 está o exemplo do Internacional, clube que depois que passou a valorizar o sócio cresceu de forma espantosa mas não inesperada pela receita que estes sócios geraram. Hoje tem o maior quadro social da América Latina e consulados em 23 países.

Outro bom exemplo é o Corinthians, por meio da já citada República Popular, que transformou o clube em nação oficial, oferecendo voz ativa dentro do clube com nomeação de  governadores, presidentes e congressistas, espalhados por diversas partes do Brasil. Valorizando os torcedores que moram fora, talvez um dia possamos ter um projeto ousado como este do Corinthians.  

Para gerir esta campanha, poderia ser formada uma Diretoria do Interior (haverá um post exclusivo sobre o assunto) que interagiria diretamente com os sócios que moram fora do Recife e de Pernambuco. 


Próximo post: Campanha de Sócios

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