terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Post 9 - Mkt Esportivo - Campanha de sócios

Você, caro leitor, que lê esta postagem e É sócio, merece meus parabéns. Você deposita - assim como este blogueiro que vos escreve - seu dinheiro em um clube social que não lhe oferece benefícios ou lhe dá motivos para continuar pagando sua mensalidade. Hoje, nós somos colaboradores, e não sócios, do Clube Náutico Capibaribe.

E você, leitor que NÃO É SÓCIO, eu não o culpo e afirmo que lhe entendo. É frustrante não ver novas propostas, é chato querer ser sócio e não ter nada em troca. E é a vocês, sócios e não-sócios, que dedico este post. Post que defende o lançamento de uma campanha social digna, que destaca o fato de que não temos uma área social para desfrutar. E por isso resolvemos contribuir, com ideias, como fazemos ao longo de outras postagens.

O ideal no lançamento de uma nova campanha seria ter uma área social mais digna para oferecer aos associados. Mas como isso demoraria um pouco - principalmente com a transferência do Náutico para a Arena - teria que fazer-se uma "campanha improvisada", que seria bem mais complicada. Por isso vou dividir as campanhas em dois itens: CAMPANHA A CURTO PRAZO E CAMPANHA A LONGO PRAZO


CAMPANHA A CURTO PRAZO

Primeiramente, teria-se que se pensar em uma série de "promoções" que pudessem suprir a falta de uma área social adequada, mas que também pudessem se enquadrar no projeto da campanha a longo prazo. 

Ideia 1: Entre as ideias para esta campanha, citei uma no Post 5, que é a de criar um cadastro para torcedores na Timbushop - serviria também para não-sócios - onde na compra de um produto eles ganhariam uma quantidade "X" de pontos, que poderiam ser usados em futuras compras. Cada produto, de acordo com seu preço, teria uma quantidade específica e lógica de pontos, como demonstrado no exemplo abaixo (VALORES HIPOTÉTICOS):

Na compra de uma camisa oficial de jogo, um sócio ganharia 300 pontos e um não-sócio 200. Um chaveiro qualquer valeria 5 pontos para sócio e 2 para não sócios, e assim vai. Ele poderia ir acumulando esses pontos por tempo indeterminado, e quando conseguisse "N" pontos ele teria direito a escolher qualquer no valor que estes pontos correspondessem. E não precisariam ser necessariamente "pontos", poderia criar-se uma "moeda alvirrubra", um dinheiro próprio do clube, e apenas substituir no exemplo que dei os pontos por dinheiro. As cédulas poderiam ter fotos de ídolos, uma cédula de 100 - supondo-se que fosse a maior - teria a foto de Kuki, uma de 50 a de Muricy, etc.


Ideia 2: Também citada no Post 5. Seria criado um cartão de fidelização. Nome hipotético: Timbucard. Este funcionaria como um cartão de crédito, podendo ser utilizado em lojas parceiras (como apresentaremos na ideia a seguir), loja e quiosques da Timbushop e dependências do clube. O sócio que utilizasse este cartão receberia no fim do més um boleto em sua residência com os valores detalhados do que consumiu, podendo pagar em uma determinada conta bancária ou na sede do clube.


Ideia 3: Anteriormente apresentada, consiste em criar parcerias com bancos, locadoras, restaurantes, bares e diversas lojas. Apresentando a carteira de sócio ao comprar/locar/consumir um produto, o sócio em questão teria um desconto de X%, e poderia usar - caso saísse do papel - o "Timbucard".


Ideia 4: Criar um centro para sócios no site oficial, um espaço restrito, assim como um centro kids para interação com a torcida mirim alvirrubra, quem vem diminuindo em consequência da falta de resultados no futebol.


Ideia 5: Lançamento de linha de produtos inovadores. Nome hipotético: Febre Alvirrubra. Entre esses produtos, além de camisas oficiais, estariam inclusos bonecos de jogadores e ídolos do passado, camisas retrô, canecas, squeezes, baralho personalizado, capas de celulares, cadernos, suéteres, gorros... Representar a marca Náutico em diversas maneiras.

Ideia 6: Criação de uma colônia de férias alvirrubras, com desconto para sócio. Nesta colônia, que teria alimentação e hospedagem (local a definir) inclusas, os "alvirrubros mirins" em questão ganhariam um kit oficial, com padrão completo e outros itens. Haveria gincanas, torneios de futebol (masculino e feminino) com premiação (um jogador do elenco entregaria o troféu e as medalhas, tirando fotos e distribuindo autógrafos). No fim, cada criança receberia um "diploma" oficial de participação no programa, com assinatura do presidente.

Ideia 7: Programa "presente alvirrubro". Um sócio poderia adquirir, por preço simbólico na loja oficial, um envelope (personalizado) colecionável em que poderia colocar ingressos de SÓCIO para jogos e outros presentes que quisesse dar. Bom na tentativa de ganhar novos associados e ideal para presentear amigos torcedores (seria ideal se o clube tivesse uma área social de melhor qualidade).


Enfim, seria uma campanha improvisada que com relação a vida social não poderia oferecer muito simplesmente por não haver uma área social digna. 



CAMPANHA A LONGO PRAZO

Antes de tudo, teria que ser feita uma grande reforma na área social. Primeiramente, abrir um restaurante na sede. Em algum lugar, porque um clube social centenário sem restaurante é vergonhoso. Segundo, reformar os banheiros e oferecer manutenções corretivas diárias para que não tornem a chegar no atual estado em que se encontram. 

Como área social, acredito que o CT seja nossa maior esperança. Com espaço de sobra, poderia-se abrir um leque de opções para o torcedor, complexo aquático, campos, quadras de tênis, campos de areia - vôlei, futevôlei - trilhas para bicicletas, bares... E com isso, em um projeto futuro, quem sabe construir um novo estádio ali. Com uma nova área social, podia-se reformular o projeto do Dia Alvirrubro e oferecer novos atrativos a torcida, como foi apresentado no Post 5.

Outra medida necessária seria  de dar corpo as ideias apresentadas na campanha a curto prazo, seria necessário - além de estar sempre pensando em outras ideias - enquadrá-las em diversas novas categorias, introduzindo-as também nesta campanha. Retirar o modelo ultrapassado da entrada grátis em jogos, oferecer novos benefícios - os carnês de ingressos.

Hoje em dia, os gigantes do futebol utilizam este modelo e não o nosso. Na proposta que faço, faríamos uma divisão por competição. Tendo como base 2012, teríamos: Campeonato Pernambucano/Copa do Brasil/Série A, e em 2013 teríamos a possibilidade de disputar ainda o Campeonato do Nordeste e a Sul-Americana - ou sendo mais otimista, uma Libertadores.

Os carnês seriam divididos em competições, com diversas vantagens - o peso da vantagem proporcional ao da competição, assim como seus preços - e seriam personalizados com as cores alvirrubras, cada um de forma diferente. Exemplos:

Carnê Campeonato Pernambucano/Arquibancada Central - R$ 100,00 (preço hipotético)

Carnê Copa do Brasil/Arquibancada Central - R$ 150,00 (preço hipotético).

Enfim, mediante o peso da competição, os preços dos carnês seriam alterados. 

Quando o torcedor adquirisse o carnê, ele faria um cadastro colocando e-mail, residência e esse tipo de dados. Supondo que ele tivesse comprado o carnê do Campeonato Pernambucano, ele receberia, a cada jogo em sua casa, um fôlder com informações do próximo adversário. Por exemplo, se o jogo fosse contra o Ypiranga, haveria informações gerais, como "Destaques do Adversário", "Situação no Campeonato", "Caras Conhecidas" e também as informações "históricas" do confronto, como "Maior Artilheiro do Ypiranga", "Maior Artilheiro do Náutico", para garantir o entretenimento. E seria assim, também, no Campeonato Brasileiro e diversos campeonatos. 

Outra coisa importante que tem que ser feita é reformar o modo como se dirigem as páginas das redes sociais alvirrubras. Começando antes pelo site. Tornar o torcedor parte mais integrante deste site, com colunas semanais como "O jogo da minha vida", por exemplo. Depois, separar uma área para vídeos dos jogos, com melhores momentos - se a TV Timbu fosse reaberta, como sugerido no Post 5, poderia se fazer uma parceria, com a TV Timbu dedicando-se a filmar a torcida, fazer "entrevistas" com os torcedores dentro do estádio - e outras seções dos jogos, como coletivas de imprensa no pós-jogo... Criar uma página humorística que também utilizasse as redes sociais (cada uma com um perfil "oficial" e um humorístico). A TV Timbu seria uma grande parceira nisto, pois além do cenário, âncora e outras sugestões que demos anteriormente, poderia cobrir eventos e transmitir esse "ambiente" que nem todos podem ir. E uma forma interessante de saber o que chama atenção nas redes sociais é a contratação de uma empresa especialista, com o objetivo de monitorar as redes sociais e apresentas de diversas formas quais assuntos eram mais comentados e debatidos nos grupos, comunidades e páginas do Náutico, ver quais são as palavras-chaves nas redes, quais jogadores e ex-jogadores são mais falados... Com esse estudo, direcionar as ações de marketing. http://www.youtube.com/watch?v=3v8WI-pLcEU Neste link, está mais um vídeo do alvirrubro Joaquim Ferreira, que comenta sobre o assunto mídias digitais. 

Dar mais valor a revista oficial, entregando-as mensalmente na residência dos associados, com matérias sobre os jogos realizados no período, entrevistas com atletas, colunas reservadas a torcedores, coluna humorísitca e coluna infantil. 

Depois que fosse estabelecido um modelo novo de aquisição de ingressos, reformada a área social e virtual, poderia fazer-se uma campanha decente. Supondo que todas as ideias dadas fossem utilizadas, poderíamos criar uma boa quantidade de categorias, como:

Sócio Confraria - Pagando X valor, ele teria direito a todos os benefícios que citamos nos Posts 5 e 9 sobre os consulados alvirrubros - descontos em pontos comerciais parceiros, ingressos custeados, etc. Cada sócio registrado teria uma conta com login e senha para assistir possíveis transmissões de jogos ao vivo. Receberia um exemplar da revista oficial mensalmente.

Sócio Criança - Pagando Y valor, a criança associada ganharia um kit-infantil do clube - uniforme oficial, chuteira, etc - teria um considerável desconto nas escolinhas do clube, e poderia entrar em campo como mascote, e para tornar a situação mais "formal", poderia-se criar uma certidão de Mascote Oficial, com cerimônia e coisas do tipo, alem do desconto nos pontos comerciais parceiros. Teria desconto na inscrição e nas mensalidades das escolinhas e na colônia de férias mencionada anteriormente.

Sócio "Vermelho de Luta" - Usei o nome de uma das categorias atuais justamente para não falarem que não valorizo nada da atual campanha. Este sócio teria desconto e prioridade na compra dos carnês de ingressos, acesso grátis a eventos restritos, desconto em pontos comerciais parceiros, desconto em produtos oficiais, concorreria a SORTEIO de ingressos para jogos dentro e fora de casa. Receberia um exemplar da revista oficial mensalmente, teria acesso a área restrita do sócio no site oficial e concorreria a sorteios para o dia alvirrubro, que sofreria alterações, dando maiores benefícios aos participantes (ver Post 5). 

Poderia ser discutida também a criação de um Sócio Torcida Organizada, para os uniformizados, oferecendo benefícios e patrocínios em matériais, etc... Vi, mais uma vez em vídeo do alvirrubro Joaquim Ferreira, uma modalidade interessante: Sócio Todos com a Nota (nome hipotético dado no vídeo). Nesta, Joaquim propõe um valor menor de mensalidade para que o Náutico conquiste os torcedores que usufruem do programa do governo.

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