quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Post 7 - Mkt Esportivo - Participação da torcida nas ações do clube

Hoje em dia a torcida do Náutico não é atuante dentro do clube. Um dos motivos para essa falta de atuação é que não há canais que conectem as ideias ou opiniões da torcida - não conto com a "ouvidoria" porque muitas são as queixas de alvirrubros do mau atendimento e você nunca vê as ideias chegarem ou serem utilizadas.

A falta de valorização das confrarias, embaixadas ou consulados - usem o termo que quiserem -  como foi demonstrado no Post 5 - item b) é um dos motivos das ideias não serem promovidas dentro do clube. Essa não valorização de opiniões é prejudicial na relação sócio torcedor x clube. Como correção, recentemente o blog Serei Náutico Eternamente, no endereço http://www.sereinauticoeternamente.blogspot.com/2012/02/necessario-o-acordar-politico-da.html citou alguns assuntos que abordamos aqui e mostrou o vídeo da República Popular do Corinthians, que é muito mais que um canal de ideias, sendo na verdade um órgão em que só atuam torcedores, sendo eleitos de forma democrática um presidente e um governador. Nos vídeos abaixo é possível perceber de que forma esses torcedores podem atuar dentro do clube através da República Popular.


http://www.youtube.com/watch?v=53hcGXGDCcI - Neste a Nike exalta o tamanho da torcida e o fato de agora esta ser uma nação oficial - com constituição, dinheiro próprio, carta de anistias, para caso um torcedor de outro time queira filiar-se a nação e diversos outros atrativos para os torcedores. O diretor de Marketing do Corinthians, Luís Paulo Rosenberg cita esse projeto em muitos vídeos, principalmente nos cases de Marketing Esportivo.


Óbvio que é um projeto grande e que teria que ter garantias, mas serve como parâmetro pra mostrar que uma torcida participante faz a diferença e é o clube que pode dar essa participação a torcida, que deve colaborar com ideias e sugestões, nas mais diversas formas de representação.

Citei no Post 5 a reabertura da TV Timbu. Pois bem, com a República Popular o Corinthians abriu a TV Corinthians (que inclusive é transmitida pelo canal Esporte Interativo), e negocia a abertura de um programa particular da República. E várias outras ações estão em andamento, como a eleição para um Patrono da República (que já tem 34 governadores, presidente e congressistas), criação de ministérios, oficialização de carta aberta ao presidente, ações de promoções (como a boa campanha proposta do Sangue Corinthiano). Enfim, são exemplos que mostram que uma torcida atuante consegue mudanças, e o que falta a torcida do Náutico é essa vontade de mudar. 



Um comentário:

  1. excelente. hoje ñ vemos de fato uma forma de participar das decisoes. parabens pelo blog

    ResponderExcluir