segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Post 6 - Mkt Esportivo - A divulgação da imagem do Náutico

Hoje em dia o Náutico não expõe sua imagem fora do estado, algo que não é difícil de fazer.

No sentido de EXPOR A IMAGEM para Torcedores, o ideal, como falei no Post 5 é levar produtos do Náutico com uma van itinerante aonde ele for. Em Pernambuco, no Nordeste e no Brasil. No sentido de CONQUISTAR torcedores, o mais comum é que se mande jogadores a creches, orfanatos para dar as crianças cestas básicas, brinquedos e camisas do Náutico - que inclusive, são itens que poderiam ser doados pelos próprios torcedores, criando-se uma campanha (nome hipotético) Ajude nossa torcida a crescer! - e com isso tentar aumentar o número de adeptos. Além de, logicamente, voltar a conquistar títulos (motivo pelo qual a torcida do Sport cresceu de forma absurda nos últimos 20 anos). Estas são ideias que deveriam ser discutidas na diretoria.

Agora, o foco principal do post. Com exceção do futebol, o Náutico não divulga sua imagem nas mídias. Não envia representantes a eventos ou convenções esportivas (como a footecon por exemplo), os esportes amadores não tem destaque pois não possuem quem os cubra - nada nem no site oficial, outra a coisa a se pensar para o mesmo, acrescentando-se a lista do Post 5 - e inclusive defendo que esportes como o futsal, por exemplo, sejam profissionalizados. O Náutico já provou que tem talentos no salão. Nilson, volante, que defendeu o profissional do Náutico durante 2009-2011, e que hoje está no Araripina, foi pivô do time de futsal campeão brasileiro em 2005. Um colega de equipe dele era Celso, mais conhecido como Celsinho, que hoje joga futsal pelo Real Sociedad, da Espanha. Mas a profissionalização de esportes amadores levaria a outro assunto, que vai ficar para outro post.

Mas, voltando a divulgação, hoje em dia existem eventos que nada tem a ver com futebol e que são utilizados como meio de divulgação de imagem dos clubes brasileiros. Um exemplo é a CowParade, exposição de arte pública que tem como foco esculturas de Vacas em fibra de vidro. Internacional e Grêmio criaram vacas com ícones de sua história em representação.   

Modelo da vaca do Grêmio

A "Cowlorada" e a "Tricowlor"


Eu não estou dizendo que o Náutico tem que criar e mandar vacas para uma exposição, isso é apenas um modo de expor imagem em outros meios que não sejam esportivos.

Outro exemplo é o Fun Park do Corinthians, um parque de diversões que viajava no Campeonato Paulista com a delegação para o interior exibindo a marca do clube - lembra um pouco a ideia da van itinerante, mas um parque está em um patamar muito acima, embora futuramente possa ser usado - e alem de divulgar a imagem também servia para aproximar o clube do torcedor e também de atrair novos adeptos.


Maquete do Fun Park

Enfim, existem outros meios de divulgação que não ficam restritos ao futebol propriamente dito e que deviam ser utilizados. O primeiro passo para isso seria a busca de patrocínios, discussão de planejamento e este sendo posto em prática depois de envio de representantes a convenções esportivas, como footecon ou soccerex.



Nenhum comentário:

Postar um comentário