domingo, 19 de fevereiro de 2012

Post 5 – Mkt Esportivo - Área Social no Náutico: Ela Existe? Por que devo ser sócio? O que faz o Depto. De Marketing do CNC?

Esse vai ser um post grande... Nem por isso se torna chato, ao contrário, em minha opinião, é o post que o torcedor mais devia prestar atenção. Sobre o título, coloquei a relação dos sócios junto com o marketing porque para mim existe uma conexão entre os dois. Quando o quadro social de um clube é alto, é porque o trabalho do marketing vai bem. Basicamente, boas ações do marketing geram aumento no número de sócios.

Hoje em dia, o sócio de um clube de futebol tem que ser tratado como cliente. É assim em grandes de grande quadro social, como o Internacional e o Grêmio, clubes que oferecem uma série de benefícios e prestigiam seu sócio de uma maneira que o Náutico nunca fez, como no caso apresentado abaixo.

Ocorreu a pouco tempo. Depois do acesso a Série A, o Náutico lançou uma revista comemorativa. Li a notícia de relance, não vi as informações gerais. Apenas vi que estariam presentes Derley, Eduardo Ramos, Marlon, Elicarlos, Kieza... E resolvi ir prestigiar o lançamento.

Convite apresentado pelo site Oficial do CNC

Chegando na Rosa e Silva, deparo-me com uma fila enorme na calçada. Perguntei a um cidadão que estava em espera se essa era a fila para adquirir a revista. Ele me diz que sim e me mostra onde comprar. Imaginei que esta fila era para quem não era sócio. Enfim, fui pegar a revista, e fui pego de surpresa a saber que sócio tinha que pagar.

Tópico um: Em grandes clubes, como o Vasco, por exemplo, a revista não é só grátis para sócios como também é entregue em casa. No Náutico você sai de casa para pagar.

Bem, paguei, entrei na sede e vi o presidente da época conversando com um senhor que parecia irritado. Pude ouvir o seguinte trecho da conversa:

- Como é que eu, sócio a "X" anos, não tenho direito a entrar sem fila? Isso é um desrespeito...

A resposta:

- Não tem condições.

Tópico dois: Quer dizer que o sócio, pagando em dia uma mensalidade que não lhe traz benefícios, tem que esperar em uma fila na calçada (pra começar, nem quem não é sócio deveria estar sujeito a isto). 

Local por onde entravam os sócios e não-sócios, destacado em vermelho


Já que não tinha direito a entrar, fui esperar na fila por no mínimo 30 minutos (eu saberia o motivo da demora quando entrasse), e fiquei conversando com este senhor que falou com o presidente, na maioria das vezes questionando o modelo de gestão que a direção do Náutico praticava. Depois, quando o segurança chamou "mais dez" entramos. Ao entrar, vi uma cena que me deu vontade de jogar minha carteira de sócio no lixo: um espaço mínimo em volta da mesa de jogadores, onde todos ficavam apertados, enquanto na parte interior do palacete, membros da diretoria e família eram servidos com bebidas e salgados.

O grande motivo de eu lhes apresentar essa situação é o de transmitir a seguinte mensagem: o sócio do Náutico não é valorizado. 

Partindo deste fato, vamos agora aos questionamentos que fiz no título do Post.

1. Exite vida social no Náutico? Resposta: Não. Fui recentemente em um SÁBADO ao Delta Expresso da sede do Náutico com meu avô, e, na saída, resolvemos entrar para ver se tinha algo ocorrendo no clube. Tanto dentro da sede como na Timbushop, com exceção dos funcionários, não havia ninguém. As quadras e a piscina fechadas, o bar de Americano vazio. Isso em um dia de sábado, que não era feriado nem nada, em um Clube Social. Enquanto isso, se você for a outros, como AABB, Clube Alemão e Country (tudo bem que não tem o futebol profissional como preocupação, mas ainda assim, são Clubes Sociais).

A AABB tem duas quadras: uma coberta e uma descoberta, as duas poliesportivas. Ainda conta com 3 piscinas, 2 toboguas, um campo de futebol society... Restaurantes, biblioteca, salão de jogos.

O Country, alem da piscina, oferece quadras de tênis, squash, campos de vôlei de areia, campo de futebol, quadra, dois restaurantes, laja-jato, amplo estacionamento, acesso à internet sem fio (wi-fi).

O Clube Alemão oferece campo de futebol, mini-campo, quadra poliesportiva, salão de TV, salão de jogos, restaurante, parque infantil, academia, biergarten, piscina com toboágua, sauna mista, chucruteria (valoriza a cultura alemã). 




Por conta desses atributos, são clubes que estão sempre povoados. São lugares ideais para que se façam festas de aniversário, eventos (apresentação de bandas e artistas, por exemplo). E que devem ser estudados.

Vamos agora ao que tem o Clube Náutico Capibaribe. Clube centenário, de 111 anos e que não tem um restaurante. Parece até piada. A melhor opção alimentícia no Náutico é o Bar de Americano, que, com todo respeito, tem como melhor opção sanduíche misto, não muito diferente dos que você faz em casa. Agora com a aquisição do Delta as coisas melhoraram um pouco, mas ainda assim, não é algo próprio do clube. Voltando a estrutura, os banheiros são de dar pena. Como diretor, eu teria vergonha de oferecer aos sócios os banheiros que o clube oferece, tanto os da sede como os do estádio. O que o Náutico tem de verdade, mas que ainda é mal aproveitado, são duas quadras poliesportivas e um complexo aquático. Mas na maioria das vezes que vejo estão vazios, o que no mínimo já deveria mover uma campanha de sócios.

 Sobre eventos, o Náutico deixa muito a desejar neste quesito. Não há bandas nem artistas frequentando o clube. Algo que tem que ser revisto. 


2. Por que devo ser sócio? Resposta: Se você for analisar pelo ângulo da razão... Por motivo nenhum... Com exceção de entrar de graça nos jogos – que é um modelo de campanha ultrapassado – não existe nenhuma vantagem. As campanhas de sócio há anos têm as mesmas propostas, com uma ou outra mudança quase irrelevante. Vai ver é por isso que o quadro social fica sempre variando entre 3.000 e 4.000, e estes não podem ser chamados de sócios, são na verdade "colaboradores".


3. O que faz o Depto. De Marketing do CNC? Resposta: Eu não vou dizer que não faz nada porque seria uma mentira. Eu acho que o Departamento atual teve boas ideias, como o Dia Alvirrubro, mas eu também não posso dizer que é atuante ou que não precisa de reformas... Para não estender muito o post, vou listar os defeitos que enxergo e depois propor as correções que acredito serem necessárias.

·  * Não explorar da forma adequada às mídias sociais
·  * Não valorizar as confrarias
·  * Não tentar mudar o panorama geral da campanha de sócios
    

    Correções propostas:
     
     Antes de apresentá-las, vou reforçar o que disse no começo do post: Marketing e Sócios são duas coisas conectadas.
       
     a)       Como explorar as redes sociais – Hoje em dia, rede social no futebol é algo fundamental. Nela surgem diversas ideias que poderiam ser utilizadas pelo clube, são organizados protestos que muitas vezes dão resultado... Então, o Náutico ainda tem uma situação extremamente precária nesta área. O que deveria ser mudado:

1. Reforma no site – O site do Náutico hoje é fraco. Embora esteja muito melhor do que já foi, você não acha vídeo dos melhores momentos dos jogos, não vê cobertura dos eventos do clube (porque não ter alguém que filme TODO o evento e depois separe os melhores momentos), as notícias são sempre apresentadas de forma rotineira, não vê sequer uma coluna especial – porque não destinar uma coluna a torcedores, séries como “Meu Primeiro Jogo”, “Meu Jogo Especial” – não tem nada destinado a humor... coisas muito básicas.


2. Contratar empresa para monitorar as redes sociais. Eu uso Orkut (este apenas para ver a Comunidade do Náutico), Twitter e Facebook. E em todas eu procuro seguir o Náutico de todas as formas possíveis. E é impressionante como você vê ideias construtivas, comentários coerentes... Apesar de twitter e facebook hoje em dia serem mais úteis como rede social, em relação ao CNC, a comunidade oficial no Orkut é a mais atuante. Pra quem freqüenta a muito tempo, é sempre o mesmo pessoal... E isso devia ser valorizado. O propósito de contratar essa empresa de monitoramento das redes sociais seria para analisar de várias formas (em gráficos, por exemplo), os assuntos que mais repercutem quais “palavras-chave” são mais utilizadas, e baseando-se nesse estudo, direcionar ações  de marketing voltando-se para o CNC – isso contando a parceria do Depto. De Marketing com a empresa contratada.


3. Reativação da TV Timbu. Esta era um projeto muito interessante e que podia ter se desenvolvido mais. Então, no caso desta virtual reativação, o que seria feito:

PASSO UM – TRANSFORMAR A TV TIMBU EM ALGO ROTINEIRO PARA O TORCEDOR – Exemplificando: Fazer um canal online, com horário fixo, que tivesse transmissão ao vivo das partidas (e isso chama a atenção do torcedor, quem acompanha as redes sociais sabe que o que mais tem são torcedores – e conheço alguns – que moram fora, seja por motivo de trabalho, intercâmbio, e que TODOS OS DIAS DE JOGO estão postando ou no twitter, ou no facebook ou no Orkut se alguém tem um link de site que transmita os jogos) e que fosse apresentado por pelo menos 3 dias na semana (sem contar os de jogo). Também realizar a cobertura de eventos, como apresentação de uniformes, jogos na sede, etc. Fazer com que o torcedor crie a rotina de acompanhar o Náutico de forma diária.

PASSO DOIS – ESTABELECER CENÁRIO – Recentemente fui ao lançamento dos novos uniformes da Penalty na Timbushop, e chamou-me atenção duas vitrines. Em uma havia uma camisa antiga, e uma faixa daquelas que você encontra nas finais de campeonato. Na faixa estava escrito: NÁUTICO TRI-CAMPEÃO PERNAMBUCANO EM 1965. E na segunda: NÁUTICO TETRA-CAMPEÃO PERNAMBUCANO EM 1966. Eram faixas do tempo do hexa, extremamente raras. Por que não colocar material deste tipo – que chame atenção – nesse cenário? Não teriam que ser exatamente faixas do hexa, mas itens deste tipo, que chamasse a atenção do torcedor.

PASSO TRÊS – CONTRATAR ÂNCORA – E por que não ter um âncora para narrar jogos, comentar os programas e ter um comentarista ao lado? Lógico que os dois teriam que ser alvirrubros, e seria mais um atrativo para a torcida.

PASSO QUATRO – DEFINIR PROGRAMAÇÃO – Por exemplo, suponhamos que o canal fosse ao ar dias de segunda, quarta, sexta e domingo. Na segunda (dia hipotético) haveria um quadro com ex-jogadores, falando de como foi sua passagem pelo Náutico, mostrando momentos dele enquanto jogador e etc. Isso teria que ser algo discutido - e que se enquadraria na proposta do Departamento do Patrimônio Humano do Movimento Transparência Alvirrubra.


4.  Criação da Rádio Timbu – Semelhante a TV Timbu, só que em programa de rádio. Convidar torcedores para participar de uma, digamos, Mesa Alvirrubra – nome hipotético – para debates, trocar ideias e criar quadros, assim como a TV Timbu. Haveria também um canal na internet.  


 5.  Criação de dois perfis oficiais em cada rede social – Um para notícias e etc. e outro humorístico.




         b)       Como valorizar as confrarias – O primeiro – e urgente – passo tem que ser o de criar uma categoria de sócio para elas. Aqui vamos chamar de Sócio Confraria. Vamos usar, mais uma vez, o princípio da analogia aqui. Desta vez o clube a ser comparado é o Internacional. Este, o clube com o maior número de sócios da América Latina, tem consulados em países como Alemanha (em quatro cidades), Argentina, Austrália (em duas cidades), Bélgica, Canadá (em duas cidades), China (em duas cidades), Coréia do Sul, Costa Rica, Espanha (em três cidades), Estados Unidos (em doze cidades), França (em duas cidades), Inglaterra, Irlanda, Itália, Japão, México, Moçambique, Nova Zelândia, Portugal, Rússia, Suécia, Suíça e Uruguai. Isso sem contar nas centenas que existem no Brasil. E todos têm membros associados ao clube, algumas com 100% dos membros. E enquanto no Internacional você tem sócios no exterior, no Náutico você não tem uma categoria nem pra quem mora em Caruaru, Gravatá - cidades onde conheço uma boa leva de alvirrubros que gostariam de contribuir de alguma forma... E isso tem que ser corrigido.

Começando pelas cidades de PE, a primeira medida já foi tomada. A Arena Tour, um projeto do Náutico em parceria com a Odebrecht, é uma van itinerante que leva produtos oficiais do CNC em todo o estado de PE, acompanhando a delegação em jogos. Mas a ideia tem de ser aperfeiçoada. Por exemplo, porque não mandar alguém da ouvidoria pra ouvir os membros da confraria – sugestões – e também a ficha para associação? Claro, a campanha tem de ser divulgada – e lançada - antes para que os membros das confrarias possam realizar as ações. E isso não pode ficar apenas em Pernambuco. Nem só no Brasil. A paixão pelo Náutico não tem fronteiras, então acho que a campanha deveria ser pensada em âmbito mundial. 

Continuando, sobre a van itinerante, acho que não deveria ficar restrita a Pernambuco. Claro que em jogos fora do estado a demanda por produtos seria menor, mas não inexistente. 

     c)  Como mudar o panorama das categorias de sócios – Isso, a meu ver, é uma ideia dependente de outra. O Clube Náutico Capibaribe tem que ter uma área social. E acho que podemos recorrer ao CT neste quesito. Ali tem um espaço enorme, por que não fazer essa área lá? Mas tem que ser algo realmente BOM, não adianta, por exemplo, botar um restaurante e mais nada, por que, que alvirrubro vai sair de casa até a Macaxeira só pra almoçar, tendo uma leva grande de opções na cidade? Então, tem que ser um projeto grandioso, estudado. Colocar quadras de tênis, squash, campos para a torcida, construção de complexo aquático, futebol de sabão, tobogãs infláveis, sauna... E com esta área social, o Dia Alvirrubro poderia ser reaberto, teria um leque muito maior de opções para o torcedor, sem contar que poderíamos aprimorar este projeto, por exemplo, sortearíamos uma quantidade X de sócios para o Dia Alvirrubro, e esses sorteados poderiam levar N acompanhantes e seriam pegos em casa pelo Timbus – o ônibus oficial do CNC. Com isso, a interação das famílias aconteceria já dentro do ônibus, promovendo um contato maior entre os alvirrubros e com o próprio clube. Isso sim tiraria um torcedor de casa, e é possível fazer. Aliado a isso, poderíamos lançar uma nova campanha de sócios, retirando o modelo ultrapassado da “entrada grátis” e inovando nas categorias – lembram do que falei sobre a relação quantidade de sócios x patrocínio? 

    Benefícios da campanha: Em minha opinião, estas coisas devem ser feitas por profissionais, mas vou deixar aqui duas ideias que eu, como sócio, gostaria que ocorressem.

     Ideia 1: Criar um cartão de fidelização. Nome hipotético: Timbucard. O sócio em dia usaria o Timbucard em todas as dependências do clube – Timbushop, Lojas Parceiras – e na compra de ingressos como se fosse um cartão de crédito. No fim do mês, este sócio receberia um boleto em sua residência com a conta detalhada do que ele consumiu para pagar – formas de pagamento a serem definidas.

      Ideia 2: Criar parcerias com restaurantes, locadoras e outros pontos comerciais para realizar parcerias e dar benefícios aos sócios. O Ceará chegou ao número de 25 mil sócios no inicio de 2011, acho que foi o maior número da história do nordeste, e usou esse beneficio como atrativo de campanha. Por exemplo, o sócio vai a restaurante X, se ele apresentar a carteira de sócio e o comprovante de que está em dia ele tem um desconto de N%. Ou ainda, o sócio vai à locadora, escolhe os filmes, apresenta a carteira e o comprovante, tem o desconto, e considerando a efetivação da Ideia 1 ele pode pagar no Timbucard, aliando duas ideias para o sócio em um só projeto. 
     
   Ideia 3: Para todos os torcedores, e não apenas sócios: Criação de um cadastro na Timbushop. Na compra de um produto oficial - vamos usar apenas como suposição, uma camisa de jogo - você, sendo sócio, ganha 300 (valor hipotético) pontos no seu cadastro. Se não for sócio, ganha 200 (valor hipotético). Se você completar 2000 (valor hipotético) pontos, pode pegar de graça um item que valha 100 reais (valor hipotético), funcionando como os tickets de Game-Station. Claro, essa ideia tem que ser discutida com a loja parceira, que nesse caso é a Water.  

    Depois do lançamento da campanha, seria feito um Guia do Sócio Alvirrubro, que seria entregue na casa dos associados, com o Estatuto do Clube sendo apresentado, alem dos benefícios da campanha, os direitos do associado e etc.

Enfim, hoje o Náutico tem que melhorar em muitos setores, e melhorando no Marketing, acredito que avançamos também em outras áreas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário