terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Náutico Profissional

Se contam nos dedos os meses de dezembro em que os torcedores do Náutico olhavam para trás para lembrar um ano glorioso; mais comum é olharmos para frente, tentando enxergar um futuro cada vez mais incerto.

A cada ano que passa, devido aos fracos resultados obtidos esportiva e financeiramente, o desafio do Náutico de se reerguer como um clube forte no cenário nacional aumentam bastante. A disparidade começa no âmbito estadual - o valor pago pelo Sport mensalmente a Diego Souza supera toda a previsão da folha mensal do Náutico em 2018. Bahia e Vitória, que sempre estiveram à nossa frente nas finanças, ganharam a companhia do Ceará, que nos últimos tempos se estruturou o suficiente para vencer uma Copa do Nordeste e se tornar uma vitrine mais interessante que o Náutico.

Preocupa também a ausência de resultados no futebol. Em 2018, serão completados 50 (cinquenta) anos do hexacampeonato estadual, feito até hoje nunca alcançado. O Náutico pode (e deve) se orgulhar dessa conquista, mas não pode continuar fazendo dela a razão de sua existência. Nesses 50 anos, vencemos apenas SETE títulos estaduais (74, 84, 85, 89, 01, 02 e 04), e todos eles marcados por duras sequências sem taças:

- 6 anos entre o título de 1968 e o de 1974
- 10 anos entre o título de 1974 e o de 1984
- 12 anos entre o título de 1989 e o de 2001
- 13 anos desde o último título, em 2004

Podemos buscar culpados por isso. Podemos nos esconder atrás da desigualdade pelo Clube dos 13; podemos nos apegar ao azar que atribuímos a certos ocasos e podemos continuar fingindo que nos contentamos com 6 títulos que não vimos (ao menos a maioria de nós).

Mas podemos também olhar para nossos próprios erros. Reconhecer que desde 2004 não conseguimos manter um único treinador numa temporada. Que, também desde 2004, nunca conseguimos contratar menos de 20 atletas num só ano. Que temos feito negociações pouco inteligentes com os atletas da casa, como no caso de Erick, ou mesmo transações escusas, como no caso de Douglas Santos. 

Enquanto não assumirmos a responsabilidade por onde estamos, não estaremos em condições de reagir. Não queremos que a história nos pese, mas que nos empurre. Não pode ser normal vangloriarmo-nos de seis títulos consecutivamente conquistados e ficarmos parados com 7 títulos vencidos após intervalos de 6, 10, 12 ou 13 anos.

Quando comecei este blog, em 2012, tinha quinze anos. Nunca sequer imaginei que dele pudesse resultar qualquer interação maiores que comentários aqui deixados. Contudo, descobri que quando há um verdadeiro senso de propósito e profunda dedicação no que se faz, portas são abertas. Mesmo ainda adolescente, portas me foram abertas por pessoas como Durval Valença Filho, Gustavo Agra e Joaquim Costa. 

Em 2015, após a publicação de um documento intitulado Náutico Analisado, Marcos Freitas, então candidato a presidente, me convidou para expor minhas ideias no lançamento de sua chapa, realizado no Spettus Derby. Dois anos depois, o Náutico encontra-se em situação muito pior, e se eu fizesse uma terceira edição de Náutico Analisado (porque uma segunda foi publicada em 2016), os números revelariam que apenas mais do mesmo foi feito, e exporiam dados ainda mais alarmantes, que oneram nosso Náutico num passivo sangrento e o prendem num poço que parece sem fundo.

Não há um caminho de recuperação possível que não seja lento e tortuoso. O único que me parece correto é o da profissionalização, num modelo de gestão em que não precisemos, e muito menos aceitemos, empréstimos de diretores; em que prestemos contas aos sócios e que essas contas revelem que não foram feitas loucuras visando resultados de curto prazo. 

Náutico Profissional é um movimento criado há algum tempo, e agora renovado para que a torcida possa prestar o socorro que o clube pede - esportiva, financeira e socialmente. Apartidária, a causa visa um plano de médio/longo prazo em que o Náutico seja vencedor, viável e ativo, retomando seu posto no rol dos grandes clubes brasileiros.

Para aderir ao Náutico Profissional, que está em processo de elaboração de projetos e campanhas para arrecadação de receita objetivando a estruturação do clube, fazer contato via whatsapp: 9.9706-2386

Náutico Acima de Tudo.

Um comentário: