quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Post 54 - Futebol - 2013 começa domingo!


Como um alvirrubro praticante, devo dizer que, com toda certeza, nunca vi um clássico que valesse tanto à curto, médio e longo prazo. O jogo, que já tinha tudo para ser mais que emocionante, ganhou ares de uma verdadeira guerras com as declarações dos atletas de ambos os times. 

Por tudo isso, e mais alguns motivos que apresento abaixo, no início da noite de domingo espero estar comemorando uma vitória memorável do Clube Náutico Capibaribe, pois além do que vocês já sabem que acontecerá, se isto acontecer, daremos um salto importante para reconquistas a hegemonia do futebol pernambucano.

Um clássico que vale dois anos

Desde os resultados deste último domingo, onde garantimos nossa permanência na Série A, venho refletindo sobre o que vale este jogo. Numa visão talvez precipitada, e com certeza imediata, passei a dizer que este jogo vale dois anos, ou duas temporadas. Isto porque uma vitória no domingo não vão valer apenas os três pontos que nos classificarão a Copa Sul-Americana 2013 e rebaixarão o Sport a Série B, mas também nos darão todos os ingredientes para a receita que leva ao título de Campeão Pernambucano 2013 e outras grandes conquistas. Só precisaremos "saber cozinhar".


Supondo que a vitória seja alcançada, o Náutico voltaria a jogar, depois de 44 anos, uma competição de âmbito continental, a Copa Sul-Americana. Seria, pela primeira vez na história, o único time do estado de Pernambuco na primeira divisão. Tudo isso nos dá os ingredientes que falei, e vamos a receita abaixo:

1. A cota de TV, se renegociada, terá um aumento substancial. 

2. Teríamos uma série de motivos para conseguir um excelente (quando digo excelente, me refiro ao valor da cota) patrocinador máster, por alguns "sub-motivos":
  2.1 Em 2013, Recife será sede da Copa das Confederações e em 2014 sede da Copa do Mundo. Muitas empresas multinacionais e nacionais irão voltar seus olhos para o mercado esportivo, que cresce cada vez mais, brasileiro; A Nike, por exemplo, tem o objetivo de patrocinar pelo menos UM time de cada cidade-sede. Como único time na primeira divisão, seríamos uma "vitrine" mais forte.

  2. A Arena Pernambuco será inaugurada muito em breve, e com a troca estádio, os olhos da mídia serão voltados para o Náutico. A torcida irá lotar, de certeza, os primeiros jogos no estádio. A visibilidade em cima do clube seria muito grande.

3. Com a torcida embalada pela classificação e a sul-americana, o torcedor ficaria desejoso de "consumir" o Náutico. Comprar produtos, se associar, etc. Por isso, seriam necessárias algumas mudanças em nosso programa de sócios, pelo seguinte "sub-motivo":
      1. O modelo de campanha de sócios com "ingresso incluso", tantas vezes já criticado aqui no blog, teria que ser terminado, por dois motivos: a) o número de ingressos do programa Todos Com a Nota irá aumentar de 8.000 para 15.000, ou seja, menos gente para aderir a este plano;
                 b)para manter essa plano, teriam que ser criadas novas modalidades. A Arena terá mais de 10 setores diferentes diferentes de arquibancada, ou seja, teríamos que ter mais de 10 modalidades de sócio diferente SÓ para essa categoria, fora as outras que não tem ingresso incluso.

Não quero falar muito disso para não desviar do assunto, em breve haverá post inerente a isto. O importante é que teríamos receitas que nos colocariam em condição para montar um time qualificado para não só vencer o Campeonato Pernambucano mas para alcançarmos vôos mais altos nas outras competições que iríamos disputar. 

Esta verba poderia ser potencializada caso fossem feitos investimentos maciços no futebol e no marketing. Por esses motivos, venho dizendo que o jogo de domingo vale por duas temporadas, numa visão imediata. 

Por isso, é obrigação do torcedor alvirrubro ir ao jogo domingo e apoiar o timbu rumo a vitória, que vai valer recursos que, bem administrados, nos trarão várias outra vitórias.

2013 começa domingo!


3 comentários:

  1. Uma certeza temos, o caldeirão vai estar fervendo, o grito de N-A-U-T-I-C-O vai ser ensurdecedor!!

    ResponderExcluir
  2. Eu não concordo em tirar a categoria de sócios com ingresso incluso, pois seria um retrocesso muito grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De jeito nenhum será um retrocesso, esse modelo falido é que é um retrocesso. Esse plano de ingresso incluso está em vigor a 3 anos e o Náutico nunca ultrapassou os 6.000 sócios. De que adianta oferecer ingresso incluso se o TCN oferece a mesma coisa e ainda é de graça? É muito ruim para o clube, e como o TCN vai aumentar pra 15.000, é hora de mudar.

      E, além do mais, é preciso rever também a precificação. Se o Náutico manter mensalidades com valores de 60, 70 e/ou reais, daqui a 3 anos ele não terá nem 500 sócios. É preciso reduzir o número de categorias e colocar a um preço baixo, no máximo 25 reais.

      Excluir