segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Post 53.3 - Marketing - Aflitos e área social

Esta postagem é um complemento das de número 53.1 e 53.2.

Muito vem se falando sobre o que a Arena nos trará. Assunto muito relevante, concordo. No entanto, é preocupante o desinteresse que tenho visto pelo destino que a área dos Aflitos irá tomar, principalmente pela falta de transparência na negociação.

Semana passada, Berillo Júnior disse que já haviam sido feitas 9 (nove) propostas pelo terreno, mas que elas só seriam avaliadas em 2013. Não foi especificado o tipo de proposta feita (compra, arrendamento..)

Eu sou 100% partidário de um négocio em que o Náutico torne-se sócio, recebendo uma quantia mensal que garanta a longo prazo uma fonte de receita, pois nunca se sabe o que pode acontecer. Se, e espero que aconteça, conseguirmos manter-nos com regularidade na 1ª divisão e ténhamos verba suficiente, esse dinheiro poderia ser utilizado para investimentos em diversos setores (profissionalização dos Departamentos, estrutura física, escolinhas, categorias de base), e caso caiamos para a 2ª divisão, ou por algum motivo falte-nos dinheiro, o que seria lamentável, teríamos um aporte financeiro e não teríamos que depender, como ocorre sempre que isso acontece (e acontece bastante) das contas particulares de alvirrubros abnegados (Paulo Henrique Guerra feelings). 

Existem várias versões sobre a forma de conduta das negociações, mas a verdade é que até hoje nada concreto foi passado aos sócios e existem conselheiros que não andam satisfeitos com as informações passadas, o que leva a crer que são insuficientes para que eles possam avaliar. 

É preciso ficarmos vigilantes para que nada aconteça sem o crivo da torcida. Eu temo muito pela falta de transparência, algo que vem se acentuando nesse ano, como ocorreu no caso Auremir. Para mim, coisas como essas só reforçam o fato de que, em todos os pontos (marketing, critérios para contratações, prestação de contas, elaboração de planejamento, etc.), a estrutura de governança do Náutico é incompatível com o futebol moderno. Temos que mudar, passar por um processo de oxigenação, ou as coisas aqui explanadas poderão não se concretizar e a maior oportunidade de fazer dinheiro da história do clube poderá ser perdida.


ÁREA SOCIAL

Quando a área da sede que vai ser negociada passar pelas reformas do novo negócio, perdermos provisoriamente nossa área social. Existe um projeto de construção para o CT, mas ainda não saiu do papel e por isso não temos nada definido.

Isso vai afetar muito o torcedor que tem o hábito de ir aos Aflitos mesmo quando não tem jogos. Enquanto não temos algo físico pra oferecer, nós teremos que interagir com o torcedor de duas formas:

1. Arena, com tudo isso que vimos até aqui e outras coisas, que serão explanadas em outras postagens; e
2. Mídias digitais. Vai ser o grande elo até o sócio, o torcedor. Vamos ter que criar diversos canais interativos, como aplicativos PRÓPRIOS para iPhone e iPad, um centro para sócios no site oficial, um perfil humorístico, maior interação nos perfis do Twitter e Facebook, reativação da TV Timbu e criação da Rádio Timbu, projetos que existem hoje no papel e que pretendo discutir aqui em breve.


MÉTRICA

Eu dividi a postagem em três por dois motivos: o primeiro foi pelo fato óbvio de que tudo isso em um post só ficaria muito prolongado e cansativo, correndo o risco de perder o leitor e ele perder a mensagem que quero passar; o segundo foi traçar uma métrica. O Blogger, como todos os outros, tem um contador de visualizações por postagem, assim posso ver quantas vezes tal post foi visualizado. Com isso, poderei ver se as pessoas que leram o post 53.1 passaram para o 53.2 e deste para o 53.3. Se não, terei de me reciclar e ver no que estou errando, etc. Por isso peço a todos, se puderem, que utilizem os comentários para fazer um espaço de críticas ou sugestões, com isso terei um feedback legal pra trabalhar e trazer mais conteúdo e informações.

Estou também no Twitter (@LAlvirrubra) e no Facebook, embora este não esteja sendo muito utilizado. Grato a todos pela participação! 

4 comentários:

  1. minhas criticas(construtivas) sobre os post 53...
    Encontrei alguns erros de digitação, maioria repetir palavras e ate frase, o que não é nada espantoso, só analisar o texto antes de subir ele para o blog. O texto é longo, imagens no meio dos textos ajudam ao leitor descansar a vista. aumentar a quantidade de parágrafos tbm é bom para descanso de leitura. :)

    ResponderExcluir
  2. ola boa noite.
    tem lido sempre seus comentarios e sugestoes.
    tenho algumas ideias,mas nao poderei expo aki pois vao copiar e eles la ganharam os meritos,como aconteceu nesse plano de socio que eu der a ideia la na comunidade,teve outras tb que comecaram a querer ser titulares da ideaias,entao parei de fl ou comentar algo.
    tenho historia no clube- sou ex atleta do clube-.sobre Rádio Timbu,tenho link salvo estou terminando tec radio e tv alem de minha noiva que formada tb-temos tb administracao de formacao-.bem meu email israeldecarvalho2@hotmail.com e israeldecarvalho2@gmail.com,meu tb do facebook.sou a favor de tudo para atrair e manter o torcedor fiel ao clube e tb mantededores do mesmo.
    parabens e vamos juntos sempre acreditar em ter o melhor para o clube.saudacoes alvirubras.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com muita coisa que vc escreveu, concordo na modernizacao, modelo de socios, mas antes de criar categorias de socio e campanhas publicitarias, deve-se agir de forma que o socio tenha algo atrativo para se associar, desfrute de uma estrutura de lazer, serviços , descontos e nãoi so pague a mensalidade para assistir os jogos. Sou socio e sempre fui pessimamente atendido pelos funiconarios do clube, ninguem se disponibilizou para mostrar a que tenho direito, o que ouvi foi "veja na internet!", isso é um absurdo para um clube que quer se modernizar e utilizar práticas do "sistema feudal". Então não adianta pensar em marketing se não tem o serviço ou algo de qualidade a oferecer além de sentar num setor do estádio menos ruim que o outro. Essa é minha visão! abraço

    ResponderExcluir
  4. Normando, é isso que venho defendendo aqui no conjunto de posts do blog. Precisamos mudar a mentalidade de gestão aplicada ao Departamento de Marketing, oxigenar as ideias. Infelizmente não vejo o grupo gestor atual interessado em tal mudança.

    ResponderExcluir