segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Post 53.1 - Marketing - Consequências da Arena Pernambuco

Como complemento da postagem número 52, estou publicando 3 novas postagens em sequências, todas correlatas, apesar de terem títulos diferentes: 

53.1 - Consequências da Arena Pernambuco
53.2 - Mudança de mentalidade
53.3 - Aflitos e área social


Então, mãos a obra. Gostaria, antes de repassar a vocês minha opinião, recapitular partes relevantes do projeto da Arena. Aos que já estão familizariados com este, podem pular.

PROJETO ARENA PERNAMBUCO


A Arena Pernambuco, um futuro estádio multiuso, está sendo construída em cima do conceito Smart Stadium, ou seja, cada detalhe de sua construção é feito para oferecer facilidades ao público em todos os setores, conforto, mobilidade, sinalização, acessibilidade, e não se restringirá a abrigar apenas eventos futebolísticos (partidas). Vai ter uma estrutura preparada para receber outros tipos de espetáculos, e este bloco será ampliado com a Cidade da Copa, que abrigará um centro comercial composto por shopping center, rede de hotéis, prédios residenciais e comerciais, supermercado e campus univesitário, caracterizando uma SmartCity. Suas dimensões podem ser conferidas nas ilustrações digitais abaixo:










Já a estrutura interna do estádio pode ser conferida no infográfico abaixo:



Tudo mostrado acima vai mudar, radicalmente, os ideais de consumo e entretenimento do consumidor esportivo de Recife. Vamos entender agora os motivos disto:

1. Mudança cultural no que diz respeito ao pré-jogo. A Arena Pernambuco contará com nada menos do que 42 bares espalhados pela sua estrutura. Hoje, seja em dia de jogo nos Aflitos, Arruda ou Ilha do Retiro, o torcedor tem o hábito de ficar em bares/restaurantes antes de rumar ao estádio. Com isto, teremos torcedores chegando mais cedo, devido as diversas facilidades que teremos ao redor e dentro da Arena, ao estádio e um aumento de vendas em outros tipos de comércio, já que existirão 367 pontos de venda que estarão espalhados pelo complexo.

2. Diversificação do público. Hoje em dia, apesar de termos idosos, mulheres e crianças nos estádios, não há como questionar o fato de que a maioria predominante na arquibancada é composta pelo sexo masculino de faixa etária jovem, pelo fato de suportarem com mais facilidade a estrutura precária que temos nos estádios da capital. Por exemplo, é desgastante para um idoso subir os altos degraus da Ilha do Retiro, ou ficar espremido pelo amontoado de gente numa arquibancada dura e muitas vezes debaixo de sol quente. Para uma criança é difícil quando o time está chegando na cara do gol e os adultos se levantam ocultando sua visão. Mas eu gostaria mesmo era de começar falando sobre o aumento do público feminino:

Uma empresa de consultoria esportiva publicou recente estudo sobre o interesse das mulheres pelo futebol. Neste, em um dos itens abordados, 81% respondeu que um dos motivos que a não fez ir a um jogo de futebol nos últimos 24 meses (dois anos) era a precária condição dos banheiros, que é um fato. Hoje em dia, Aflitos, Ilha do Retiro ou Arruda apresentam banheiros lastimáveis, sem as condições higiências necessárias (chão muito sujo, falta sabonete), o espaçamento é mal feito (muito aperto) e estrutura danificada (vasos sanitários quebrados, portas arrancadas e/ou pichadas). Isso para as mulheres pesa mais, e afasta um bocado. 
Com a estrutura que a Arena irá oferecer (71 conjuntos de banheiros, melhorias nos quesitos sinalização, mobilidade, acessibilidade e segurança), teremos um bom aumento do público feminino no estádio, e isto acarretará no crescimento do público infantil, já que mães que consideram a estrutura dos estádios insuficientes para seus filhos verão a coisa em nova ótica.
Por fim, com esta nova distribuição de espaço, além do fato de a Arena Pernambuco ser composta 100% por cadeiras dará ao idoso que gosta de futebol uma estrutura física digna e que acarretará no aumento deste público.


3. Mudança cultural no que diz respeito ao jogo (partida, espetáculo). Com o aumento e diversificação do público que a Arena irá causar, teremos um grande leque de empresas desejando ter acesso a essa leva de consumidores. Naming rights (arquibancadas patrocinadas), ações de marketing dentro de campo, na arquibancada e nos corredores internos, novos métodos de divulgação, entre outras coisas, vão mudar o perfil consumidor do torcedor, que terá mais opções de compra. Isso será potencializado se os dirigentes pernambucanos (eu não tenho preocupação com Sport ou Santa Cruz, estou citando-os, assim como suas estruturas, pelo fato de a Arena ser um projeto com fim público e não focado em apenas um clube) abrirem seus olhos e mudarem suas mentalidades com relação a gestão esportiva, principalmente no campo de marketing, mas também com muita importância em todas as outras áreas (futebol, financeiro, jurídico, etc).

http://www.odebrechtarenas.com.br/sites/default/files/styles/fotos_e_videos_open/public/cap_out2012.jpgNaming rights: provavelmente estas arquibancadas serão divididas por patrocínio, modelo muito comum na Europa.  

Abaixo, um vídeo da maquete em 3D da Arena Pernambuco: 


E abaixo, um vídeo da maquete da Cidade da Copa realizado pela nossa equipe em abril deste ano:






Bem, o próximo post aborda a mudança de mentalidade que eu disse ser necessária para a nossa potencialização financeira. Para conferir, clique AQUI.



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