quinta-feira, 7 de junho de 2012

Post 46 - Futebol - A corrida pela permanência

Não tenho o costume de falar dos jogos do Náutico no blog. Já existem muitas crônicas, opiniões e debates em outros, e preferi criar um espaço para discutir a política do clube. Hoje vou abrir uma exceção.

Até aqui, foram realizadas 3 partidas. 

1. Figueirense 2x1 Náutico - Resultado injusto. Merecíamos o empate e criamos situações que, caso convertidas, poderiam ter nos dado até a vitória. Sofremos um amargo gol no fim da partida, mas foi um jogo promissor para um time desentrosado.

2. Náutico 0x0 Cruzeiro - Mais uma vez, o resultado não foi condizente com a partida. Criamos inúmeras chances de gols, especialmente no segundo tempo, além disso fomos prejudicados pelo erro gritante da arbitragem ao não expulsar o volante Charles. 

3. Vasco 4x2 Náutico - Resultado justo. Enfrentamos um time fortíssimo, campeão da Copa do Brasil em 2011, vice-campeão brasileiro e recém-eliminado da Taça Libertadores da América. Tem boas peças em todos os setores, especialmente no meio, onde Diego Souza, Juninho Pernambucano e Felipe participaram da trama das jogadas. No entanto, os erros de marcação e as falhas na saída de bola não são justificáveis. 


É notório que temos peças de qualidade. Rhayner entrou muito bem nos jogos contra Cruzeiro e Vasco, Martinez ontem mostrou que é um jogador muito técnico, além do bom momento de Souza. Araújo é diferenciado, conduz e protege muito bem a bola mas precisa de um atacante de referência ao seu lado. Ainda faltam algumas estreias: Alessandro, Jean Rolt e Breitner ainda não estrearam, e outros reforços devem vir. Não podemos perder as estribeiras, o time ainda busca um maior entrosamento (não temos ainda sequer uma formação definitiva) e esses resultados iniciais poderiam ser diferentes se a diretoria tivesse buscado esses reforços (ou outros de nível técnico semelhante) no começo da temporada. Mas a diretoria preferiu trazer Henrique, Dorielton, Léo Santos e outros que logo de cara, vimos que não durariam até o início da Série A.


PRÓXIMOS JOGOS

A pressão por resultados se tornará mais intensa, principalmente se considerarmos que teremos dois jogos seguidos em casa: Botafogo e Grêmio. Dois jogos dificílimos (como será em todos os outros da competição, não existe jogo fácil). O Botafogo, até a manhã de hoje, tem 100% de aproveitamento e o Grêmio é um time chato de ser batido (tanto é que não perdeu sequer uma vez para o Náutico nos confrontos válidos pela Série B de 2005 e pelas Séries A de 2007, 2008 e 2009). Temos que começar a pontuar seguidamente, vencendo os jogos dentro de casa e beliscando sempre pontos fora dela (receita fundamental para quem briga para não cair). Temos um ponto. No retrospecto geral, faltam 44 para garantir a permanência.

Últimos resultados contra Grêmio e Botafogo, nos Aflitos:

BOTAFOGO                                                                                  GRÊMIO 
  
2007 - Náutico 4x1 Botafogo                                                 2007 - Náutico 0x2 Grêmio
2008 - Náutico 3x0 Botafogo                                                 2008 - Náutico 1x1 Grêmio
2009 - Náutico 2x2 Botafogo                                                 2009 - Náutico 0x2 Grêmio


GALLO

Lendo os comentários ontem nas redes sociais, vi muita gente pedindo a cabeça de Alexandre Gallo. Olhando seus resultados até o momento, é compreensível: perdeu e empatou com o Sport nas semi-finais do Pernambucano e teve esse início ruim na Série A. Contudo, analisando de forma mais racional, temos que atentar para o fato de que no Pernambucano ele tinha poucas peças de qualidade para escalar o time (Dorielton e Léo Santos eram as "melhores" opções no banco de reservas) e ainda fomos prejudicados com os absurdos erros de arbitragens (Alo, Ricardo Tavares e Jocemar Diniz!). Nesta Série A, ele está tendo que dar liga a um time recém-montado contra adversários que já tem uma base formada a muito tempo, e, verdade seja dita, apesar dos resultados, o Náutico não vem jogando mal. 


OS ERROS SE REPETEM

A diretoria do Náutico tem o dom de insistir em erros que já foram cometidos mais de uma vez, em lugar de tentar soluções diferentes. Como ocorreu nas três últimas vezes que disputamos a Série A, foi feito um time de apostas no começo da temporada (que previsivelmente não deu certo, como foi em todos os outros anos) e boa parte dos contratados foram dispensados, tendo que ser montado um time para a Série A faltando duas semanas para o começo da mesma. Essa tática não deu certo em nenhum dos anos anteriores, ficamos no sufoco em 2007 e 2008 e fomos rebaixados em 2009. 


PATROCINADOR MASTER 

Metade do ano de 2012 se passou. Chegamos em junho e, mesmo estando na Série A, não temos patrocinador master. Não é necessário mais nenhum comentário para demonstrar o tipo de gestão do clube. Avaliem vocês mesmos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário