segunda-feira, 30 de abril de 2012

Post 38 - Futebol/Gestão - O motivo de nossa eliminação

Ao ser eliminado pelo Sport na semi-final do Campeonato Pernambucano 2012, tivemos mais uma prova de que o modelo aplicado ao futebol na gestão do Náutico é falho.

É a 3ª vez consecutiva que o rival nos elimina do Campeonato: Em 2010 perdemos a final, e em 2011 e 2012 saímos na semi-final. Esta saída precoce porém previsível nos tirou da Copa do Nordeste de 2013, que seria uma grande chance para o Departamento de Marketing trabalhar as confrarias, além da receita gerada pelo andar da competição. Ficamos na 4ª colocação, atrás do Salgueiro, que faz um trabalho meritório e consegue resultados mais expressivos do que nós com uma receita estimada em 40 milhões.

Quando me referi a nossa eliminação como "previsível", falo isso pelo que foi feito nesses primeiros 4 meses de gestão de Paulo Wanderley: promessas não cumpridas, contratações sem critério, não publicação dos balanços financeiros, entre outras coisas que não de hoje acontecem no Clube Náutico Capibaribe. Para mim, a melhor análise do jogo de ontem foi feita por Lúcio Surubim no final da partida: "O Sport pediu para perder e o Náutico não teve qualidade para ganhar". Leitores, isso foi evidente. Terminamos o jogo com 3 atacantes, Siloé, Dorielton e Léo Santos, nenhum dos 3 tem qualidade para ser titular de um time de Série A e os últimos dois nem de Campeonato Pernambucano. A contratação desses jogadores, além da de Henrique, Ricardo Conceição, Jeferson Berger, Marquinho, entre outros, reitera o modelo falido de contratação que nossa diretoria pratica, apostando para ver se consegue revelar alguém, o que se torna ainda mais absurdo se atentarmos para o fato de que esse ano o Náutico terá a maior receita de sua história, chegando a casa dos 40 milhões... Preocupante.

Reconheço que a arbitragem nos prejudicou nos dois jogos, mas a culpa não pode ser atribuída aos juízes e bandeirinhas, pois o argumento de que perdemos esse campeonato graças a eles é falho quando lembramos que não vencemos sequer um turno a 8 anos. Alvirrubros, um campeonato de fraco nível técnico desse tem que ser OBRIGAÇÃO do Náutico. Obrigação. Não podemos aplaudir, não podemos apoiar uma diretoria que a 8 anos não consegue ter êxito nesse campeonato que é fraco. Torço por melhorias, mas não tenho perspectivas de que elas ocorram.

Ao fim do jogo, Paulo Wanderley prometeu reforçar bastante o elenco. Eu queria acreditar, mas como fazer isso se já ouvi ele dizer que o Náutico ia entrar no Campeonato PE pra ser campeão e que logo no início da temporada ele faria um time fortíssimo, que sairia fortalecido do estadual para fazer uma boa campanha no Campeonato Brasileiro, um cenário animador mas que infelizmente difere da realidade: Continuamos no jejum de títulos, temos um time desqualificado para uma competição que exige qualificação (e muita) e além disso estamos sem confiança nos próprios gestores do clube.

Para não dizerem que só critico, abro um espaço para elogiar Alexandre Gallo: Em dois jogos fez com que o time jogasse o que não jogou durante todo o campeonato, infelizmente a arbitragem não cooperou e nossa melhor atuação nos dois jogos não foi suficiente para nos classificar a final. Mas estou confiante no trabalho de Gallo, é um treinador que gosta da tática, entende do riscado, já foi auxiliar de nomes fortes do quadro de técnicos brasileiro, como Carlos Alberto Parreira e Vanderlei Luxemburgo, além do uruguaio Daryo Pereira. 

O futuro do Náutico é incerto. Infelizmente nossa confiança tem que ser depositada, pelo menos até o fim de 2013, na mão de pessoas que não estão dando respaldo suficiente a ela. Entraremos no brasileiro como time "saco de pancada", ao menos na teoria. O elenco tem de ser reforçado e a auto estima do torcedor resgatada. Alexandre Gallo disse que irá fazer uma inter temporada, o que ao meu ver é a medida mais certa possível, por os seguintes motivos:

- O time está mal preparado fisicamente; 
- Exige a implantação de um sistema tático, um padrão de jogo;
- Os reforços terão que adquirir entrosamento com os remanescentes, que serão poucos, pois acreditem, a debandada vai ser grande (o passivo agradece...)

Com um tempo de 3 semanas até o começo do Campeonato Brasileiro, que é mais do que houve na pré-temporada devido ao equivocado calendário futebolístico brasileiro, Gallo terá como preparar bem a equipe, e se tiver um material humano bom temos alguma chance de fazer um campeonato memorável.  Lembrem-se que, em 2010, na parada para a Copa do Mundo, Gallo realizou uma inter temporada e o time voltou voando em campo, vencendo 3 partidas seguidas (ASA, América/MG e Bahia), porém o atraso nos salários prejudicou o trabalho e o resto vocês já sabem. Agora só nos resta torcer.










Nenhum comentário:

Postar um comentário