sábado, 18 de fevereiro de 2012

Post 3 - Futebol - Scouters no Futebol: Como deveríamos usar

Dando continuidade ao que falamos no post anterior, hoje lhes apresento uma maneira eficiente de ter uma boa referência nas contratações. 


Scouter no futebol é quase a mesma coisa que olheiro. A diferença é que o olheiro apenas observa a qualidade técnica, o Scouter faz um relatório completo, observando o histórico do jogador (desempenho em clubes anteriores, número de lesões), comprometimento com o clube (vida social, pontualidade nos treinos) e etc. É um estudo detalhado da vida do atleta e que dá uma referência maior para o clube sobre a vantagem ou não de sua contratação,  ajudando o clube a encontrar atletas que se enquadrem no critério definido pela comissão técnica e pelo departamento de futebol. Então, vamos ver como esses Scouters poderiam ser  divididos e utilizados pelo Clube Náutico Capibaribe:




1. Scouters a nível Regional: Espalhados pelo Nordeste e divididos por estado (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia), usariam os campeonatos estaduais como base, continuando o trabalho nas equipes que fossem disputar competições nacionais.

2. Scouters a nível Nacional: Espalhados pelo restante do Brasil, utilizariam o mesmo processo, tendo como base o estadual e continuando nas equipes que disputassem competições nacionais.

3. Scouters a nível Sul-Americano: http://globoesporte.globo.com/programas/esporte-espetacular/noticia/2012/02/cada-quatro-dias-um-sul-americano-chega-ao-brasil-para-jogar-futebol.html Lendo esta matéria do Globoesporte.com, vi que este tipo de scouter seria o mais importante. Como é exposto na notícia, o mercado sul-americano tem um excelente custo-benefício para o futebol brasileiro, pois o jogador vem ganhando muito e os clubes pagando pouco - devido, principalmente, a valorização do real - o que reforça a vinda destes jogadores. A ideia seria dividir os Scouters por país, fazendo uma nova divisão por competição. Nos últimos anos vieram alguns sul-americanos para o Náutico, com maior destaque para Acosta, e também Escalona, Ricardo Laborde, Daniel "Chucky" Gonzalez e Mariano Torres, alem de outros especulados como Joselito Vaca e Delgado.... No Brasil, outros estrangeiros recentemente renderam alem de bom futebol, muito dinheiro a seus clubes, como Ariel Nahuelpan, que foi do Nueva Chicago para o Coritiba e depois de boas apresentações, vendido ao Racing Santander por 1 milhão. O que clube talvez mais aposte nesses jogadores seja o Internacional, que nos últimos anos, alem do balado D'Alessandro, trouxe o goleiro Abbondanzieri (argentino), os laterais-direitos Bustos (colombiano) e Bruno Silva (uruguaio), os zagueiros Sorondo (uruguaio) e Orozco (colombioano), o lateral-esquerdo Hidalgo (peruano), os volantes Gavilán (paraguaio), Vargas (colombioano), Bolatti (argentino) e Guiñazu (argentino), o meia Jesús Dátolo (argentino), e os atacantes Rentería (colombiano), Bolaños (boliviano) e Cavenaghi (argentino), e talvez por economizar nas vindas destes atletas que foram valorizados depois de sua chegada ao Brasil, hoje o Internacional é o clube de melhor colocação brasileira no ranking da FIFA. 

4. Scouters a nível Europeu: Estes seriam para avaliar clubes de menor expressão na Europa, porque apesar da moeda brasileira estar valorizada não dá para concorrer com os gigantes. Seriam mais para utilizar competições de segunda divisão (N-powerchampionship, Liga Vitalis, que apesar de serem competições menos valorizadas e divulgadas, tem jogadores a nível de primeira divisão brasileira).

Com estes relatórios, formaria-se um banco de dados para eventuais necessidades de reforços, o que pouparia tempo - que em relação a contratação muitas vezes é diferencial.


OBS: Boa parte destes scouters também seriam designados a buscar atletas de idade a partir de 8 anos para a base do clube. Esse tipo de projeto será apresentado mais adiante, e se fosse concretizado, seria o primeiro passo para no futuro ter um time com 80% da formação no clube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário