segunda-feira, 12 de março de 2012

Post 22 - Mkt Esportivo - Súmula do Fórum de Marketing Aberto

Hoje ocorreu o primeiro Fórum sobre Marketing aberto a sócios do Náutico, com presença de membros do Departamento, como Toninho Feitosa, Varella, Joaquim e Marcelo. A reunião ocorreu na sala de imprensa do Náutico, me deu a sensação de conforto e prestígio que todo sócio merece. 

Súmula do Fórum - Assuntos Debatidos:

Todos com a Nota: Falamos dos prós e contras, de como será modificado e utilizado na Arena, de como interfere na Campanha de Sócios e de como atrair os membros do programa para uma categoria de sócios que os mesmos tenham condições de pagar.

Confrarias: O foco foi a valorização dos torcedores que não moram no Recife, em Pernambuco ou até mesmo no Brasil. Como fazer uma campanha digna para esses torcedores, inclusive dei uma sugestão de modelo de campanha (uma introdução na verdade), falamos da Arena Tour, como melhorá-la, venda de produtos a esses torcedores, inclusive sendo sugerida uma Comissão Confraria ou Diretoria Confraria, que ficaria a frente destas ações. 

Náutico B: Semelhante ao Palmeiras B, disputaria a Série A-2 do Pernambucano e a Copa Pernambuco na tentativa de valorizar as confrarias do interior do estado, inclusive usando o time como atrativo de campanha social.

Campanha de Sócios:  Tudo englobava este tema. Joaquim falou que hoje o Náutico tem 13 (treze) categorias diferentes de sócio ativas, ou seja, todas são utilizadas. A meta é baixar esse número para algo mais simples, conseguir atrair públicos de baixa renda, público infantil, criar a modalidade para as confrarias e restaurar a vida social.

CT como Clube Social - Um projeto mais a longo prazo que estava sempre ligado as categorias de sócios. Falou-se do tamanho da área, que pelo exposto, dá pra fazer algo que realmente atraia o sócio para dentro do novo clube, além do que pretendem construir lá, como um novo parque aquático, quadras de tênis, campos de futebol, etc.

Ações Sociais - O Dia Alvirrubro, que volta domingo, foi debatido. Demos sugestões de como melhorar, focamos no que as edições anteriores tinham que precisavam ser mantidas, Varella falou que desta vez teremos recursos maiores para o evento. Dei a sugestão da  colônia de férias para crianças, e fiquei satisfeito em saber que Marcelo já tinha um projeto assim voltado para o CT. Também sugeri um evento que promovesse os veteranos do clube, semelhante a Velha Guarda do Noreste/SP, que visa dar aos torcedores antigos um espaço de entretenimento e lazer.

Patrocínio Master - Falou-se do caso da Feijão Turquesa em 2010, onde Varella reconheceu que foi um dos maiores erros do marketing, pois desvalorizou a marca Náutico. Expôs também o fato de que no início de ano, ninguém quer saber de Campeonato PE, que as sondagens GERALMENTE chegavam nas oitavas-de-final da Copa do Brasil, mas que no atual momento, já haviam aparecido. Outra coisa que comentaram foi o fato de a Rapidão Cometa de Américo não patrocinar o Náutico, em que Varella afirmou: "Dizem pra gente colocar a Rapidão no uniforme, mas como as empresas vão saber que estamos sem patrocinador, se a Rapidão está estampada no lugar que na prática ainda está vazio?". Ele falou sobre o fato de estarmos em uma condição muito melhor que em 2006/2007, onde a camisa parecia um macacão de Fórmula 1, pois para pagar a folha tínhamos que ter essa grande leva de patrocínios.

Mídias Sociais - Foram sugeridas várias ideias, algumas já em andamento como a volta da TV Timbu, a mesa redonda da Rádio, treinos filmados, etc. Dei a ideia de um perfil humorístico, que descontraísse mais e desse uma rotina diferente ao torcedor, e senti firmeza na resposta de Toninho. Pelas ideias expostas, acredito que em breve teremos esse segmento com mais força dentro do Departamento. 


Enfim, vários temas foram debatidos. Os membros do Departamento souberam reconhecer as falhas e as necessidades de mudança, estrutura precária, etc. Pelos comentários feitos, vi que os recursos, embora ainda sejam escassos, estão muito acima dos tempos de 2007/2008/2009. 

Sugestões dadas pela Legião Alvirrubra - Criação de perfil humorístico; Ideia para projeto com as Confrarias; Criação de uma colônia de férias para crianças; Formação da Velha Guarda; Formação da Comissão das Confrarias, responsável pelo projeto.


Outras sugestões dadas durante o Fórum - Revisão das categorias e modalidades de sócios; Pintura dos tetos da quadra; Formação do Náutico B.


Ressalto a importância do Fórum. Parabenizo Toninho, Marcelo, Joaquim e Varella pelo trabalho, pelo canal aberto que tende a aumentar. Aos sócios que estão lendo esta súmula, saibam que para vocês que pagam a mensalidade e reclamam de falta de benefícios ou até mesmo de um canal aberto com o clube, aí está a chance de mudar. O canal foi aberto, ouvimos e fomos ouvidos. Resta a vocês tentar contribuir de alguma forma. Compareçam ao próximo, ainda com data indefinida. Aos não sócios, coloco-me a disposição para realizar perguntas ou dar sugestões que vocês tenham. Termino de escrever com a esperança renovada. O primeiro passo foi dado. Agora temos que seguir o caminho.  

No twitter, estamos sempre realizando comentários pontuais sobre os assuntos do blog. Nos siga: https://twitter.com/#!/LAlvirrubra 

6 comentários:

  1. Excelente iniciativa, tanto da diretoria quanto a do blogueiro!
    As idéias todas me parecem no caminho certo, mas, em especial, a da criação das confrarias fora de Pernambuco seria muito bem vinda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Luiz. Realmente o projeto é bom, nós sócios temos que fazer nossa parte para que saia do papel. Abraço

      Excluir
  2. Muito boa súmula. A reunião foi excelente. Nas próximas, espero maior participação dos associados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Toninho. Realmente, muita boa a reunião, e se depender de nós haverá um maior número de sócios, divulgarei com maior ênfase.

      Excluir
  3. Marco Aurélio Cunha13 de março de 2012 às 14:39

    Parabéns ao blog e à Diretoria pela abertura dessa via de comunicação. A democracia é construída a partir de iniciativas como essa. Espero que a nossa nação alvirrubra chegue junto nessas reuniões.

    ResponderExcluir
  4. Valeu pelo post, não pude acompanhar a reunião pois moro longe da sede, porém com essa sumula deu pra dar uma entendida, valeu!

    ResponderExcluir